China lança projecto de fluoridação dentária nas escolas de São Tomé

China lança projecto de fluoridação dentária nas escolas de São Tomé

11. Maio 2022 0 Por Araújo

A equipa médica da China em São Tomé e Príncipe, realizou um inquérito nacional sobre a prevalência da cárie nos alunos das escolas primárias e secundárias do país.

O resultado do inquérito provou que a situação é preocupante no país. A cárie dentária é um dos principais problemas de saúde oral em São Tomé e Príncipe.

É neste quadro que a 17ª equipa médica da China em São Tomé e Príncipe, em parceria com o Governo são-tomense decidiu lançar na quinta-feira 28 de abril, o “Projeto de Fluoridação Dentária para a Prevenção de Cárie das Crianças em São Tomé.

Intervenção dos médicos chineses

166 alunos das escolas da vila de Pantufo nos arredores da cidade de São Tomé, foram os primeiros beneficiários da assistência médica chinesa de tratamento dos dentes e a respectiva fluoridação.

«A parte chinesa está disposta em continuar a ajudar a parte santomense na protecção da saúde das crianças e da população», afirmou Xu Yingzhen, embaixadora da China em São Tomé e Príncipe.

Representantes dos ministérios da educação e da saúde marcaram presença na cerimónia de lançamento do projecto de saúde que pretende dar mais brilho ao sorriso das crianças de São Tomé e Príncipe.

Abel Veiga